O plano de negócios é um dos assuntos que mais têm atraído a atenção das pessoas bem-sucedidas nos Estados Unidos. Milhares de livros e artigos têm sido escritos e publicados falando do assunto e propondo fórmulas milagrosas de como fazer um documento que irá revolucionar qualquer empresa. Aqui no Brasil isso também começa a acontecer, devido a intensidade da nova economia (a Internet) e as muitas possibilidades de ganhar dinheiro rapidamente.
Apesar disso, é preciso tomar cuidado ao se escrever um plano de negócios, adicionando apenas informações realmente importantes, e não colocando números e objetivos fora da realidade. Essa maravilhosa ferramenta de gestão e marketing pode, e deve, ser utilizada por todo e qualquer empreendedor que tenha como meta transformar o seu sonho em realidade, porém, sempre seguindo o caminho racional que se espera de um bom gestor.
Como sabemos, é incontestável que apenas raciocínio lógico e razão não são suficientes para determinar o sucesso de uma empresa. Se fosse assim, a arte da administração não poderia ser considerada arte, apenas uma atividade simples e rotineira, onde o feeling do administrador jamais seria utilizado. Apesar disso, existem alguns passos que podemos considerar “padrão”, pois devem ser feitos por todo empreendedor.
A arte estará na maneira de como o empreendedor irá traduzir esses passos realizados racionalmente para um documento que simbolize e explore as potencialidades de seu negócio, assim como também os riscos específicos a esse mesmo negócio.
Esse é o OBJETIVO de um bom plano de negócios: que seja um instrumento que o empreendedor utilize para expor suas ideias, em uma linguagem simples que os leitores entendam, e, com o foco de mostrar efetividade e possibilidade de sucesso em seu negócio.
“O plano de negócios é uma ferramenta que se aplica tanto no lançamento de novos empreendimentos, quanto no planejamento de empresas maduras.” (Sahlman, 1997, professor da Harvard Business School)
Dica: para aproveitar ainda mais o seu curso, crie uma empresa mentalmente, já que aqui você irá aprender as etapas para criar um plano de negócios! Fazendo isso você poderá facilitar o seu aprendizado!
Exercício
Que tal fazer um pequeno texto descrevendo as principais características do seu negócio:
a) Qual é o seu ramo de atividades?
b) Quais são seus produtos, clientes, serviços?
c) Qual a localização da empresa?
d) Qual o investimento disponível?
e) O que você espera da empresa e do tempo de retorno do capital?
-Construir um plano de negócios é uma excelente e segura maneira de conhecer as características essenciais que podem levar ao sucesso ou ao fracasso da sua empresa. Saber organizar as ideias sobre a viabilidade do negócio é fundamental!
-Pense em um resumo da empresa (o negócio, a história, o seu status atual, projeções futuras).
-Não importa se o seu negócio é de pequeno porte. Lembre-se de que a sua empresa crescerá e você terá pessoas chaves para cada cargo.
-A empresa é familiar? Como será a sucessão?
-Você terá mais de um sócio? Como será a retirada de cada um? E se acontecer de alguém falecer, como ficará a sociedade? Qual a autonomia de cada sócio? E qual a atribuição? Qual sócio poderá tomar decisões?
Exercício 2
Faça uma descrição dos líderes da empresa e suas atribuições. Elabore o seu organograma.
Importante!
O perfil dos gerentes deve combinar habilidades nas áreas técnica e gerencial. A equipe de gerentes deve estar constituída de tal maneira que sirva como suporte e força das áreas-chave relacionadas com os objetivos e metas. Divida as tarefas da empresa, a autonomia de cada um e a remuneração.
-Pesquise e procure saber tudo sobre o seu ramo de atividades.
-O empreendedor deve sempre ter à mão, como cartão de visitas, o plano de negócios de seu empreendimento, feito de maneira detalhada e cuidadosamente revisado.






